quinta-feira, 25 de novembro de 2010

A privatização do Banespa completa 10 anos


No último dia 20 de novembro, a privatização do Banco do Estado de São Paulo S/A, ou simplesmente Banespa completou 10 anos.

O processo durou cinco anos desde a intervenção administrativa, passando pela federalização e pelas liminares judiciais conquistadas pelo movimento sindical e Afubesp, que retardaram o andamento da privatização.

Os banespianos, como carinhosamente eram chamados os funcionários do banco, lutaram muito para evitar a venda do maior banco estadual que o Brasil já teve. Mas, infelizmente, o leilão oi realizado na Bolsa de Valores do Rio de Janeiro, no dia de 20 de novembro de 2000, e o Banespa foi arrematado pelo Banco Santander.  

Relembrar os 10 anos de privatização do Banespa é muito para todos os brasileiros, principalmente, porque relembraremos da lutas, dos companheiros que lutaram conosco, mas também lembraremos de todos aqueles que entregaram o patrimônio do Estado de São Paulo aos espanhóis. 

A era das privatizações está sendo deixada para trás no Brasil, mas o Estado de São Paulo ainda sofre desse triste mal, contra o qual os cidadãos devem estar prevenidos, destaca o presidente da Afubesp, Paulo Salvador.

A privatização do Banespa tirou do Estado de São Paulo um dos maiores bancos do país. Perdemos em investimentos na produção, no social e o dinheiro da privatização não se reverteu para a sociedade.

“Agora os altos lucros do Santander está indo embora para a Espanha”, afirma Valdir Aguiar, diretor do Sindicato e funcionário do Santander – mas banespiano para sempre.

Assessoria de Comunicação – 25/11/2010

Fonte: Contraf – Afubesp

Nenhum comentário:

Postar um comentário